Um vídeo do Capitão Loiola, da Polícia Militar do Maranhão, viralizou nas redes sociais, acumulando milhões de visualizações e curtidas. A gravação mostra o oficial conduzindo uma abordagem de trânsito com uma motorista que informou estar sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no momento da blitz.
Em conversa com o TV São Bernardo, o Capitão Loiola esclareceu detalhes do ocorrido. Segundo ele, a abordagem começou com um questionamento sobre a origem da motorista. “Ela disse que era da igreja, e assim se sucedeu a discussão tal qual está no vídeo”, relatou Edisio Jr., que também acompanhou o caso. Posteriormente, a motorista apresentou a CNH e foi liberada sem complicações.
O vídeo chamou atenção pela maneira educada com que o capitão explicou à motorista a importância de cumprir as normas de trânsito. “Senhor nos ensina que a gente tem que obedecer à lei dos homens. A lei dos homens manda andar com a CNH, amém, irmã”, afirmou o capitão durante a abordagem.
Ainda de acordo com Edisio Jr., abordagens desse tipo tendem a ser mais produtivas quando há uma comunicação respeitosa e compreensão por parte dos cidadãos. “Quando são pessoas que são evangélicas, crentes e gente vindo da igreja, um linguajar dócil e que se aproxima do que é usual para estas pessoas tende a aproximar o cidadão da polícia, fazendo com que ele obedeça as ordens emanadas com mais facilidade e boa vontade”, comentou.