Data marca a importância do Pavilhão Nacional como símbolo de união e identidade brasileira.
Neste 19 de novembro, o Brasil comemora o 135º aniversário da Bandeira Nacional, um dos mais importantes símbolos da Nação, representando sua história, valores e conquistas. Criada por Raimundo Teixeira Mendes, a bandeira preserva as cores do período imperial: o verde, que simboliza as riquezas naturais, e o amarelo, que representa os recursos minerais. Com a Proclamação da República, foi incluída a esfera azul estrelada, que reflete o céu sobre o Rio de Janeiro naquela data histórica, além do lema “Ordem e Progresso”.
A celebração é marcada por atos cívicos e o tradicional hasteamento da bandeira ao som do Hino à Bandeira, escrito por Olavo Bilac. A cerimônia também inclui a incineração de flâmulas desgastadas, um ato de renovação e respeito, seguindo as diretrizes da Lei nº 5.700 de 1971.
O Pavilhão Nacional tremula em todas as unidades militares do país, sendo um emblema da identidade e coesão nacionais. Ele evoca as lutas e conquistas do passado, enquanto inspira esperança em um futuro promissor. Nesta data, renovamos o compromisso de preservar a soberania e os valores que ela simboliza, com a dedicação de cada cidadão ao desenvolvimento e progresso do Brasil.