A Americanas pegou boa parte dos consumidores com o anúncio da extinção da carteira digital da marca, a Ame.
O serviço foi um dos primeiros a serem lançados no Brasil com o serviço de cashback, que garante retorno em compras feitas pela carteira. Em anúncio enviado aos clientes, a marca avisou que quem possui saldo nas contas tem até o dia 2 de novembro para transferir os valores para outras instituições ou fazer compras em uma loja física da empresa.
Quem não retirar o dinheiro até a data limite só poderá receber via Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central. As contas que não estão em uso serão encerradas em 30 dias.
Os usuários que possuem seguros ou empréstimos pela Ame devem entrar em contato com a Central de Atendimento da carteira digital.
Conforme o comunicado divulgado no site da Fintech, a “Ame assumirá outro papel, passando a concentrar suas soluções no novo Programa de Fidelidade da Americanas”.
Em 2022, a carteira digital chegou a ter 12 milhões de clientes mensais, alcançando um saldo positivo de R$ 20,2 milhões no último trimestre do período.
Mas, desde o início da recuperação judicial da Americanas, em 2023, a operação da Fintech vem perdendo seus serviços de cashback, definindo cobrança de tarifa de manutenção e prazo de validade para uso.