Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasília

Interior

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » Alto Tiete » Mogi das Cruzes » ALTO TIETÊ: MOGI E SUZANO REGISTRAM CASOS DE INFECÇÃO POR MALÁRIA
Anuncie conosco - single

ALTO TIETÊ: MOGI E SUZANO REGISTRAM CASOS DE INFECÇÃO POR MALÁRIA

Pacientes que residem na região estão bem e aguardam o exame final, realizado pelo Instituto Emílio Ribas, para confirmação da cura. Ambas estiveram envolvidas numa operação de resgate na Serra do Mar

Dois casos de malária foram registrados envolvendo moradores do Alto Tietê que participaram de uma operação de resgate na Serra do Mar, entre os municípios de Biritiba Mirim e Bertioga. Um dos infectados reside na cidade de Mogi das Cruzes, enquanto o outro é morador de Suzano. Ambos estão sendo monitorados pelas respectivas Vigilâncias Epidemiológicas.

Cabe destacar que, na ficha de notificação, o local exato de contaminação é tido como indeterminado. A doença, de incidência rara no Estado de São Paulo, é causada por um parasita Plasmodium, transmitido pela picada de mosquitos infectados.

Em nota encaminhada para a Guardiã da Notícia, a Prefeitura de Suzano, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou o caso recente em morador da cidade. Segundo o órgão, trata-se de um bombeiro de 42 anos que esteve em área de Mata Atlântica próxima ao litoral durante operação.

“Contudo, o local exato de contaminação é tido como indeterminado, conforme ficha de notificação emitida pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas”, trouxe nota da Vigilância. “O diagnóstico é datado do último dia 23. O paciente se encontra em tratamento, sem internação, e deverá ser acompanhado”, acrescenta.

Além do caso confirmado, Suzano acompanha outra possível ocorrência, referente a um engenheiro agrônomo de 33 anos que voltou de viagem à Angola, de onde já veio em tratamento contra a doença no último mês de novembro.

“É importante reforçar que, diante das notificações, a Coordenadoria de Zoonoses da Prefeitura de Suzano também já realizou a busca pelo mosquito Anopheles no município, com resultado negativo para sua existência”, informou a Prefeitura.

A Prefeitura de Suzano reforça que, no Brasil, o mosquito Anopheles está presente na região amazônica, extra-amazônica e em áreas da Mata Atlântica Litoral. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, não há outros casos suspeitos ou confirmados na cidade, sendo a malária uma doença de incidência rara no Estado de São Paulo.

Já a Prefeitura de Mogi destacou que os dois pacientes citados já estão bem e aguardam o exame final, realizado pelo Instituto Emílio Ribas, para confirmação da cura.

“Ambas estiveram envolvidas numa operação de resgate na Serra do Mar, entre os municípios de Biritiba Mirim e Bertioga, região conhecida por possuir diversas trilhas e cachoeiras visitadas pela população em busca de ecoturismo”, informou em nota. A Secretaria Municipal de Saúde.

Desta forma, a Pasta recomenda que “o uso de roupas compridas, que cubram a maior parte do corpo, e de repelentes constituem medidas de proteção indispensáveis para os que buscam os passeios entre as trilhas e cachoeiras da região”.

Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K

Share
Anuncie conosco - single