Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasília

Interior

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » Alto Tiete » ALTO TIETÊ É A ÚNICA REGIÃO DE SP LISTADA PARA RECEBER VACINA CONTRA A DENGUE
Anuncie conosco - single

ALTO TIETÊ É A ÚNICA REGIÃO DE SP LISTADA PARA RECEBER VACINA CONTRA A DENGUE

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização será aplicada no público-alvo de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro; primeira lista de cidades brasileiras contempladas foi divulgada nesta quinta (25)

A primeira lista de municípios do Estado de São Paulo destinatários da vacina contra a dengue foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (25), abrangendo exclusivamente as cidades do Alto Tietê. Ou seja, a região deverá ser a primeira no Estado a receber as doses do imunizante.

A vacina será aplicada na população de regiões endêmicas em todo o Brasil, em 521 municípios, a partir de fevereiro.

No total, 11 municípios paulistas foram selecionados, sendo justamente todos os que compõe à região do Alto Tietê (veja a lista abaixo)

De acordo com o comunicado do Ministério da Saúde, a seleção nacional contemplou áreas com população superior a 100 mil habitantes, onde a incidência da dengue é significativa, especialmente do sorotipo dois do vírus.

A partir de fevereiro, a vacinação será direcionada especificamente para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que apresenta maior número de hospitalizações devido à doença, superando os idosos.

O primeiro lote de 750 mil doses chegou ao país no último sábado (20), sendo parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas gratuitamente pela empresa. Uma segunda remessa, contendo 570 mil doses, está prevista para o próximo mês, com uma estimativa total de cerca de 6,5 milhões ao longo de 2024.

Estima-se que as doses adquiridas permitirão a vacinação de 3,2 milhões de pessoas somente neste ano, com o Ministério da Saúde assegurando um total de 9 milhões de doses para o ano de 2025.

As regiões beneficiadas incluem 521 municípios distribuídos por 16 estados, escolhidos com base em critérios que consideram uma população acima de 100 mil habitantes e alta incidência do sorotipo dois do vírus da dengue.

Confira abaixo as cidades do Estado de São Paulo contempladas:

Guarulhos
Suzano
Guararema
Itaquaquecetuba
Ferraz de Vasconcelos
Mogi das Cruzes
Poá
Arujá
Santa Isabel
Biritiba-Mirim
Salesópolis
Combate

Combate

Diante do início do período de chuvas e elevação das temperaturas, associados ao alerta da OMS sobre o aumento das arboviroses devido às mudanças climáticas decorrentes do El Niño, e considerando o ressurgimento dos sorotipos DENV-3 e DENV-4 no cenário nacional, o Ministério da Saúde anunciou que implementou uma série de ações preparatórias para a temporada de 2024.

Segundo o Informe Semanal das Arboviroses Urbanas do Ministério da Saúde, nas semanas epidemiológicas de 1 a 3 deste ano, foram registrados 120.874 casos prováveis de dengue, resultando em 12 óbitos. Em 2023, o Brasil notificou 44.753 casos prováveis e 26 óbitos. O acompanhamento do cenário nacional foi uma das medidas implementadas para o monitoramento estratégico.

O Brasil se destaca como o primeiro país do mundo a disponibilizar o imunizante no sistema público universal. A vacina contra a dengue foi incorporada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2023, passando por uma análise célere pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS), que recomendou a sua incorporação.

Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K

Share
Anuncie conosco - single