Cinco ocorrências de balões na rede elétrica causaram interrupção de energia em 848 imóveis na região do Alto Tietê nos primeiros seis meses deste ano, segundo a EDP, distribuidora de energia elétrica local. O balanço não inclui a cidade de Guarulhos.
Vale destacar que soltar balão é crime ambiental conforme a Lei nº 9.605/98, com penas que incluem multa e prisão de um a três anos para quem for pego fabricando, vendendo, transportando ou soltando balões.
De acordo com a EDP, Mogi das Cruzes registrou duas dessas ocorrências, enquanto Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Suzano contabilizaram uma ocorrência cada. No mesmo período do ano passado, a região teve oito registros, sendo cinco em Mogi das Cruzes e os outros três distribuídos entre Salesópolis, Guararema e Suzano.
Perigo
Além dos riscos à segurança, a EDP alerta que a queda de balões na rede elétrica pode causar grandes prejuízos no fornecimento de energia, dependendo do local e dos equipamentos afetados.
Balão prende moto
O tema voltou à tona nos últimos dias. Isso porque na madrugada da última segunda-feira (22), um balão caiu e interrompeu o fornecimento de energia para 400 mil imóveis na Zona Leste de São Paulo. O balão caiu em Aricanduva após passar por Itaquera, onde derrubou um carro e levantou uma moto, enroscando-a na fiação elétrica. A cena repercutiu nas redes sociais e no noticiário nacional.
Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K