Conceição Aparecida Alvino de Souza, nascida em 1934, vai completar 90 anos neste mês, comerciante, já foi prefeita de Guararema em três mandatos: 1989-1992, 1997-2000 e 2001-2004.
Casou-se com Sebastião Alvino de Souza, prefeito de Guararema entre 1970 e 1972, e de 1978 a 1982. Ele faleceu em 1988, em consequência de um acidente de carro, aos 59 anos. Segundo Conceição, o cenário do país era bastante diferente do atual quando ela assumiu o município.
“Era um período de transição política no Brasil, com a recente redemocratização do país, e muitos desafios econômicos. Guararema ainda era uma cidade pequena e com poucos recursos. Tive que enfrentar a falta de infraestrutura básica, como saneamento, pavimentação, e serviços públicos limitados. Naquela época, era preciso ter muita garra e determinação para superar as dificuldades e implementar projetos que atendessem às necessidades da população”.
Foi prefeita 3 vezes, mas não foi a 1ª prefeita da história de Guararema. Deoclésia de Almeida Mello foi a primeira a comandar uma prefeitura de maneira definitiva no Alto Tietê, onde atuou de 1964 a 1967.
Para a ex-prefeita, a mudança mais significativa na esfera política dos anos 1980 para cá foi a visibilidade conquistada pelas mulheres.
“Elas estão provando que são tão capazes quanto os homens, senão mais, em muitos casos, de liderar com competência, empatia e determinação. Isso inspira as gerações mais jovens a também se engajarem na política”, explica.
Durante aquele mandato, acumulou a função de secretário da Saúde. Na sequência, convidado a lançar candidatura própria, tornou-se o mais jovem prefeito a ser eleito na história da cidade.
Uma de suas principais conquistas foi a Escola Profissionalizante Municipal, que educa milhares de alunos. Na área da saúde, construiu o Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap), que presta serviços de qualidade, com atendimento especializado e realização de exames.