A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na última sexta-feira (29), mais uma das atividades do Democracia Jovem, iniciativa que tem como objetivo ampliar a participação da juventude de São Paulo na política e no processo legislativo.
Realizado pelo Instituto do Legislativo Paulista, o programa é divido em dois pilares: o curso Jovem Legislador e o projeto Alesp de Portas Abertas, que consiste em visitas técnicas pelas dependências da Casa.
Como etapa de conclusão do curso, os jovens puderam simular a participação em uma reunião de comissão da Alesp. A equipe do ILP selecionou um dentre os vários projetos de lei formulados pelos estudantes para ser discutido durante o encontro.
Os alunos puderam expor suas opiniões e aprender alguns das atribuições e termos próprios da Casa Legislativa. Ao final, os presentes votaram os projetos discutidos.
Servidora do ILP e organizadora do Democracia Jovem, Rhebeca Luiza destacou a importância da atividade para a formação dos estudantes e para integrar os jovens com a política legislativa. “Eles podem colocar as emendas deles e defender seus pontos. Estão vendo a mágica da Alesp acontecendo”, ressaltou.
Oportunidade
Os estudantes que estiveram presentes no Plenário José Bonifácio pertencem ao Programa Bolsa Trabalho Formação Jovem, instituído na Estratégia Municipal de Inclusão Profissional Assistida no Município de São Paulo. A iniciativa contempla jovens na faixa etária dos 14 até os 29 anos, que pertencem a famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e que cursem ou tenham concluído o ensino médio em instituições públicas de ensino.
Estudantes que estiveram presentes na visita e na simulação, ressaltaram a importância da atividade para conhecer os processos legislativos e incentivar a participação popular, discutindo propostas políticas para o estado, e que experiências como esta, os incentivam a participar e talvez um dia estar em uma mesa do plenário.