Rádio Tour
COMPARTILHE COM:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Sem Categoria » A Guardiã da Notícia, Jornalistas e OAB debatem combate de FakeNews no Grande Abc.

A Guardiã da Notícia, Jornalistas e OAB debatem combate de FakeNews no Grande Abc.

O veículo de comunicação convidou profissionais renomados para tratar do tema que segundo o Ministro Lewandowski está se tornando uma epidemia na internet.

Na semana passada O Observatório da Liberdade de Imprensa do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) promoveu no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, o seminário “Fake News: Desafios para o Judiciário”.

O encontro reuniu juristas, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), advogados e jornalistas para debater os prejuízos que as notícias falsas trazem ao país.

O evento contou com a participação do presidente do STF, Dias Toffoli, do ministro Ricardo Lewandowski, do diretor de redação da Folha de S.Paulo, Sérgio Dávila, do diretor nacional de jornalismo do SBT, José Occhiuso Júnior, e do presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.

O debate também abordou o inquérito aberto pelo STF, em março deste ano, apurar fake news, ameaças e ofensas caluniosas, difamatórias e injuriosas a ministros e seus familiares.

Toffoli, que foi criticado pela medida, a justificou dizendo que havia sido tomada “considerando a existência de notícias fraudulentas, conhecidas como fake news, denunciações caluniosas, ameaças e infrações revestidas de ânimos caluniantes, difamantes e injuriantes, que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal”.

E completou: “Tenho dito sempre que não existe Estado Democrático de Direito, não existe democracia, sem um Judiciário independente e sem uma imprensa livre”.

O debate na capital paulista abordou, principalmente, como deve ser o comportamento da Justiça diante do fenômeno das fake news e de suas consequências no meio judiciário.

Para tratar do assunto nas sete cidades do Abc , o painel será mediado pela jornalista Gabi Tricanico no próximo dia 10 de junho na cidade de Mauá