Houve transbordamento dos córregos Rio Negro e Lavapés; o telefone da Defesa Civil para emergências é o 199
Fábio Palodette – Alto Tietê
A intensa chuva que atingiu Mogi das Cruzes no final da tarde desta quarta-feira (3) provocou dezenas de pontos de alagamento e causou transtornos aos moradores de diversos bairros. Houve transbordamento do córrego Rio Negro na região central (Praça da Bandeira) e na Vila Natal. Além disso, o córrego Lavapés transbordou na região da Praça Francisca de Campos Mello Freire, conhecida como a Praça dos Infartados, e no bairro do Socorro.
O temporal também resultou na queda de um muro no Jardim Aracy, sendo a ocorrência atendida pela Defesa Civil da cidade. Segundo nota do órgão, enviada à Guardiã da Notícia, foram registrados pontos de alagamento em bairros como Ponte Grande, Cezar de Souza, Mogi Moderno, Mogilar e Vila Industrial.
O bairro da Ponte Grande foi um dos mais impactados, conforme vídeos compartilhados nas redes sociais, mostrando ruas intransitáveis devido à acumulação de água.
A Defesa Civil relatou que o acúmulo significativo de precipitação em um curto período de tempo foi responsável por tais transtornos. Com o término da chuva, a água começou a escoar pelos sistemas de drenagem.
Em relação à queda do muro no Jardim Aracy, a Defesa Civil informou, em nota, que equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana já estão no local, realizando a limpeza da via pública, que também está sendo sinalizada. A Prefeitura comunicou que acionou a EDP, no âmbito da Operação Verão, para serviços relacionados ao sistema de energia elétrica, e o atendimento da ocorrência está em curso.
Operação Verão
Cabe ressaltar que a Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início, no início de dezembro passado, às atividades da Operação Verão 2023/2024. A ação visa atender a urgências e emergências causadas pelas chuvas e ocorrerá até 31 de março, com a participação de toda a estrutura da administração municipal, além de órgãos estaduais e empresas concessionárias.
Os telefones para urgências e emergências relacionadas às chuvas são o 199, da Defesa Civil, e 153, do Centro de Operações Integradas (COI), ambos atendendo a população 24 horas por dia.