Montadora vai duplicar produção de virabrequins e flexibilizar linhas de componentes para motores na fábrica da região Central; anúncio foi feito na Alemanha.
O Governador João Doria confirmou que a região de São Carlos será beneficiada com os novos investimentos da Volkswagen no Brasil. A direção da montadora anunciou, nesta quinta-feira (29), na Alemanha, os planos para fabricação de um novo automóvel no Brasil, em evento que contou com a participação de Doria e outras autoridades estaduais.
“É uma parceria muito importante. A Volkswagen acaba de anunciar um investimento novo de R$ 2,4 bilhões nas fábricas de São Bernardo do Campo e São Carlos para a produção de um novo veículo desenvolvido no Brasil. Vai gerar também 1,5 mil novos empregos nestas duas fábricas até 2020. É um investimento robusto, e esperamos, em breve, anunciar outros previstos para o período de 2021 e 2022 da Volkswagen em São Paulo”, afirmou Doria.
De acordo com a multinacional alemã, a fábrica de motores de São Carlos terá duplicação na capacidade da linha de usinagem de virabrequins, passando para 2 mil unidades diárias. Além da ampliação, os investimentos também têm foco na flexibilização das linhas de montagem de motores.
A unidade da Volkswagen em São Carlos tem forte atuação na exportação de componentes. Alguns exemplos são o envio de 2.350 cabeçotes para a fábrica de Chemnitz, na Alemanha, e um contrato com o México que, desde 2017, foi destino de mais de 200 mil motores que equipam veículos enviados para o mercado norte-americano.
O Governador também fez menção positiva à aposta da Volkswagen em um novo modelo de carro desenvolvido no Brasil. “O produto será exportado para a América Latina e Europa. É a evolução e a maturidade da tecnologia da indústria automobilística brasileira. A Volks é a empresa líder de investimentos alemães em São Paulo e no Brasil. É um indicador de confiança no Estado de São Paulo e no país”, completou Doria.