Segunda contemplação no programa da ANEEL amplia geração de energia limpa em prédios públicos das áreas de saúde, educação e segurança.
Por Thalyta Andrâde | Ribeirão Pires
Ribeirão Pires foi contemplada pela segunda vez pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A nova etapa prevê a implantação de 12 usinas fotovoltaicas em prédios públicos, com investimento de R$ 4,6 milhões.
Os novos sistemas de energia solar serão instalados em equipamentos municipais das áreas de saúde, educação e segurança. Entre os locais contemplados estão o Paço Municipal, a Secretaria de Saúde e Higiene e nove unidades da rede municipal de ensino.
Na educação, receberão os sistemas as escolas Angelina Denadai Bertoldo, Comendador Abdalla Chiedde, Fiorindo Roncon, Julia del C. Roncon, Mabel Cunha, Maria Bernadete Bandeira Seixas, Professora Lavinia de Figueiredo Arnoni, Professora Edir Maria de Oliveira e Silvio Roberto Grecco.
Segundo a Prefeitura, a iniciativa busca reduzir os gastos com energia elétrica e permitir que os recursos economizados sejam direcionados à manutenção e à ampliação dos serviços públicos.
A primeira contemplação ocorreu em 2024, com investimento de R$ 4,2 milhões para dez equipamentos. Parte dos sistemas previstos nessa etapa já foi instalada na Base da Guarda Civil Municipal, no antigo Hospital e Maternidade São Lucas, no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e em unidades da rede municipal de ensino.