Evitando antecipar escolha, o grupo definirá novo presidente em eleição marcada para o próximo dia 28
Os prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC anunciaram, nesta terça-feira (14), a intenção de criar uma “força-tarefa de diálogo” para negociar o retorno de São Caetano do Sul ao grupo de municípios consorciados. A decisão foi tomada durante a 162ª reunião ordinária da assembleia geral de prefeitos, realizada na sede do Consórcio, em Santo André.
Conforme vinha sendo discutido nas últimas semanas, o encontro também foi oficializou o retorno de São Bernardo do Campo ao Consórcio, um marco importante para o fortalecimento das ações regionais. Além disso, foi definida a data da eleição para escolha do novo presidente, que ocorrerá no dia 28 de janeiro, às 8h30.
Apesar de questionamentos da imprensa, os prefeitos evitaram especular nomes para a presidência, alegando que a escolha ainda está indefinida.
O presidente interino do Consórcio, Taka Yamauchi, prefeito de Diadema, destacou a importância da reintegração de São Bernardo e pediu aplausos ao prefeito Marcelo Lima pelo esforço para concretizar a volta da cidade ao grupo. Segundo Yamauchi, a inclusão das sete cidades do Grande ABC é fundamental para avançar em pautas regionais prioritárias, como o combate às enchentes.
Marcelo Lima, prefeito de São Bernardo, também classificou o retorno ao Consórcio como um grande avanço para a região. Ele reforçou o compromisso de trabalhar pela integração dos municípios e se colocou à disposição para dialogar com o prefeito de São Caetano, Tite Campanella, para viabilizar o retorno da cidade ao grupo.
Parcelamento de Dívida
Entre os pontos discutidos, foi mencionada a dívida de São Bernardo com o Consórcio. Foi sugerido o parcelamento do débito.
Eleições e Encontros Futuros
Taka Yamauchi anunciou ainda que os prefeitos do Grande ABC deverão participar de um encontro no Palácio dos Bandeirantes, a convite do vice-governador Felício Ramuth, para discutir demandas regionais. Além disso, o retorno do governador Tarcísio de Freitas à região está sendo aguardado para os próximos meses.