Projeto de Lei já aprovado será sancionado e entra em vigor em 2025.
O prefeito Marcelo Oliveira anunciou neste domingo (15) a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPD), reforçando o compromisso da administração municipal com inclusão e acessibilidade. O anúncio foi feito durante a Virada Inclusiva 2024, evento que integrou a programação comemorativa dos 70 anos de Mauá. O Projeto de Lei que institui a nova secretaria já foi aprovado pela Câmara Municipal e será sancionado ainda esta semana. A nova pasta entrará em vigor a partir de janeiro de 2025, embora o titular ainda não tenha sido definido.
INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE EM FOCO
Durante o evento, realizado no Paço Municipal como parte do projeto “Domingou”, o prefeito destacou a importância de avançar na inclusão, mencionando melhorias como a adaptação das calçadas para garantir maior acessibilidade. “Estamos em um processo de reconstrução da cidade. Agora, precisamos priorizar a inclusão e oferecer uma Mauá mais acessível e acolhedora para todos os cidadãos”, afirmou Marcelo Oliveira.
VIRADA INCLUSIVA CELEBRA 70 ANOS DE MAUÁ
A Virada Inclusiva trouxe diversas atividades promovidas pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e Esporte, incluindo atrações como bike família, miniquadras esportivas, feira de artesanato e apresentações artísticas de alunos e atendidos por entidades assistenciais. Entre os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde estavam testagem de ISTs, agendamento de exames como papanicolau e orientações sobre combate à dengue.
“O objetivo é criar um espaço de convivência para pessoas com e sem deficiência, promovendo inclusão e equidade. A nova secretaria será fundamental para implementar políticas públicas que respeitem as diferenças e garantam mais oportunidades”, destacou o prefeito.
APOIO DAS ENTIDADES E FUTURO DA INCLUSÃO
Fernanda Oliveira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, ressaltou o papel das entidades assistenciais no suporte às ações públicas. Já a secretária de Assistência Social, Xênia Sousa Díspore, lembrou o estado precário da inclusão em 2021, ao início da gestão, e agradeceu a todos que contribuíram para a Virada Inclusiva e os avanços na área.
“Este resultado é fruto de trabalho conjunto e dedicação. A criação da secretaria marca um avanço significativo, garantindo políticas públicas que realmente impactam vidas”, concluiu Xênia.