Na manhã de segunda-feira (16), a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo cumpriram dois mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária em Santa Bárbara d’Oeste, durante a operação “Carcará”, que visa combater uma quadrilha especializada em roubos a carros-fortes no estado. A operação é a segunda fase de uma força-tarefa que inclui a Polícia Federal, Civil e Militar, e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).
Os mandados foram cumpridos no bairro Vila Mollon IV, onde um homem de 45 anos foi preso, com apreensão de R$ 2.350,00 em espécie e outros materiais. Também foram apreendidos dois celulares em outra residência do bairro Mollon. A operação busca cumprir 15 mandados de prisão temporária e 48 de busca e apreensão em 17 cidades paulistas, incluindo Ribeirão Preto, São Paulo, e Guarulhos.
A operação é motivada por ataques a carros-fortes, como o ocorrido em setembro deste ano, na Rodovia Cândido Portinari (SP-334), que resultou na morte de um policial militar e três criminosos. Até o momento, dois suspeitos estavam presos, um deles desde setembro após uma tentativa de assalto frustrada em Valinhos.
Além das prisões e buscas, a operação envolve bloqueio e apreensão de bens como imóveis, veículos e ativos financeiros. A quadrilha é acusada de vários ataques a carros-fortes em rodovias de Piracicaba, Cosmópolis e Santa Bárbara d’Oeste.