O Ensino Médio integrado ao Técnico (M-Tec) em Desenvolvimento de Sistemas é o mais concorrido no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2025.
Na Etec de Guarulhos, 998 inscritos disputarão as 40 vagas oferecidas no período da manhã – 24,95 candidatos por vaga. O M-Tec em Desenvolvimento de Sistemas também aparece entre os mais procurados nas Etecs zona leste, da capital (20,86 c/v); Bento Quirino, de Campinas, (17,46 c/v) e Etec de São Paulo (15,43 c/v).
A modalidade integrada inclui ainda entre os maiores índices da candidatos por vaga Administração (Etec de Guarulhos – 22,80 c/v) e Informática para Internet (Etec de Barueri – 18,10 c/v).
Entre os cursos técnicos, Enfermagem, da Etec Carlos de Campos (capital), obteve a maior demanda, com 6,15 candidatos por vaga no período da manhã, seguido pelos cursos de Canto (6,10 c/v) e Teatro (6,00 c/v), ambos oferecidos pela Etec de Artes (capital).
No formato de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), a alta procura segue ligada ao eixo de tecnologia. O AMS em Desenvolvimento de Sistemas alcançou 10,98 candidatos por vaga na Etec zona leste (capital), 10,03 c/v na Etec Aristóteles Ferreira (Santos) e 8,2 c/v na Etec Bento Quirino (Campinas).
Já no Ensino Médio com itinerário formativo em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a Etec Lauro Gomes (São Bernardo do Campo) registrou a maior procura, com 7,50, seguida pela Etec Guaracy Silveira (capital) com 6,53 c/v. Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a Etec de Araçatuba obteve 6,30 candidatos por vaga.
Ao todo, mais de 262 mil pessoas se inscreveram para o exame, que será aplicado no próximo domingo (15). A relação de candidatos/vaga, para cada unidade e curso, já pode ser consultada no site vestibulinhoetec.com.br.