A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (11), a indicação do advogado Maxwell Borges de Moura Vieira para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
Com 15 anos de experiência no setor público e passagens por órgãos como Detran-SP, Secretaria de Planejamento e Ministério do Desenvolvimento Regional, Vieira é mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-SP.
A vaga surgiu após a aposentadoria do conselheiro Robson Marinho, e a indicação foi aprovada com o apoio de 88 dos 94 parlamentares da Alesp. Vieira foi sabatinado pelos deputados, destacando quatro pilares para sua atuação: função pedagógica, equidade, celeridade processual e integração com o Legislativo. Ele enfatizou a importância do TCE em educar e orientar gestores públicos, apontando que muitos problemas na administração pública surgem de falhas de planejamento, não de má-fé.
Vieira propôs modernizar o TCE por meio da automação e inteligência artificial, visando maior agilidade na análise dos processos. Ele também se comprometeu a estreitar a relação com os pequenos municípios e reforçou a necessidade de alinhamento contínuo entre o TCE e a Alesp, funcionando como uma “ponte” entre informações técnicas e decisões políticas.