Investimento de R$ 19,8 milhões beneficia cerca de 60 mil pessoas e amplia a capacidade hídrica da região.
A Sabesp entregou na última terça-feira (10) as obras de reforço no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Água Branca, em Ilhabela. A ação, parte do Programa Água no Litoral Norte, contou com um investimento de R$ 19,8 milhões, visando melhorar o fornecimento e a resiliência hídrica para os moradores e visitantes da cidade.
As melhorias incluem a modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Água Branca, que agora trata 125 litros de água por segundo, e a instalação de um reservatório com capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água. Também foram realizadas intervenções na captação, elevação, adução e tratamento, aumentando a eficiência operacional. Durante a execução, 120 empregos diretos foram gerados, fomentando a economia local.
Os bairros diretamente beneficiados incluem Piuva/Barra Velha, Green Park, Reino, Itaguaçu, Itaquanduba, Engenho D’Água, Saco da Capela, Centro, Praia Feia, Barreiros, Siriúba, Pedra do Sino, Armação e Ponta das Canas. A obra atenderá cerca de 60 mil pessoas, considerando a população fixa e flutuante que cresce durante a alta temporada.
Durante a cerimônia, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou a importância da parceria entre o município e a Sabesp, mas também cobrou respostas sobre os investimentos realizados anteriormente pela prefeitura na empresa pública.
“Não fosse parceira em colocar, muitas vezes, adutoras, as coisas não aconteciam. Fora os buracos da Sabesp, mal recuperados, enfim. Era uma história de desastre, e a gente espera que isso tenha ficado no passado. Estamos discutindo todo o investimento que a prefeitura fez na Sabesp pública, e agora queremos saber como é que a gente vai receber isso, viu, Samantha, da Sabesp privada. Afinal de contas, tem dinheiro público, uma estação prontinha de esgoto, redes coletoras assentadas. Tudo isso tem valores, e queremos saber como a sociedade de Ilhabela será compensada”, declarou Colucci.
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, reforçou a relevância do projeto: “Essa é uma demanda histórica que a Sabesp está resolvendo, garantindo resiliência no abastecimento de água para Ilhabela.”
Com as obras, o Sistema Produtor Água Branca marca um avanço significativo para atender às crescentes demandas locais e turísticas, garantindo o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população de Ilhabela.