A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) retomou as discussões com a população sobre alternativas para combater as cheias do Córrego Verde, na Zona Oeste de São Paulo, após uma sentença judicial favorável à Prefeitura, que derrubou a liminar de 2010 que impedia o avanço das obras.
A Audiência Pública, realizada no dia 27 de novembro, contou com a participação de técnicos da SIURB, moradores, associações de bairro, comerciantes e parlamentares. A população poderá enviar sugestões até o dia 16 de junho para o e-mail da SIURB.
Durante a audiência, foram apresentadas três alternativas para o controle das cheias que afetam a região do Beco do Batman: um reservatório aberto, um fechado e um linear. As duas primeiras opções, localizadas em área pública (Praça General Oliveira Alvares), incluem a recomposição da cobertura vegetal após as obras, enquanto o reservatório linear não prevê a supressão de árvores. A SIURB também explicou que a proposta inicial das associações de moradores, de construção de galerias de reforço, poderia agravar os alagamentos, aumentar o impacto viário e os custos.
A longo prazo, além dos reservatórios, as soluções incluem outras obras estruturais e “Soluções Baseadas na Natureza” (SBN), como a permeabilização dos passeios públicos, a implantação de jardins de chuva e praças de infiltração. Todo o material sobre as alternativas para o controle das cheias está disponível no site da SIURB para consulta pública.