Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasília

Interior

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Brasil » BRASIL: EM PLENO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA, DESEMBARGADORA DIZ QUE COTA PARA NEGROS ‘BAIXOU O NÍVEL’ DAS UNIVERSIDADES
Anuncie conosco - single

BRASIL: EM PLENO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA, DESEMBARGADORA DIZ QUE COTA PARA NEGROS ‘BAIXOU O NÍVEL’ DAS UNIVERSIDADES

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) estuda acionar a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra a desembargadora Rosita Falcão Maia por racismo. A Procuradoria de Gênero e Raça da entidade analisa as providências possíveis na esfera administrativa. A reação acontece após a magistrada criticar o sistema de cotas nas universidades e concursos públicos.

A desembargadora afirmou, na sessão de julgamentos da última quarta-feira, 27, que a reserva de vagas para candidatos negros “baixou o nível” nas universidades públicas. “Todos os professores comentam o desnível, a falta de qualidade do estudante que lá está, porque o nível baixou”, criticou Rosita. “As universidades públicas, que eram tops, tinham um nível fantástico.” A desembargadora também defendeu a “meritocracia” nas universidades e concursos, “seja lá qual for a cor do candidato”, e disse que as cotas “vieram mais para desunir do que unir a população”. “É importantíssimo que tenhamos pessoas competentes no serviço público, nas universidades.” Por fim, Rosita disse que as cotas não são “solução” para a dívida que o Brasil tem com a população negra.

Share
Anuncie conosco - single