A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) entregou, nesta sexta-feira, 32 veículos para reforçar a proteção aos mananciais em 24 municípios.
O investimento de R$ 3,2 milhões busca reforçar o monitoramento de áreas protegidas na Região Metropolitana de São Paulo, além de ajudar no diagnóstico e aperfeiçoamento de ações conjuntas entre órgãos para impedir invasões irregulares em áreas importantes para a produção de água.
O evento contou com a presença da secretária de Estado, Natália Resende, e do subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade.
Com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), os veículos foram entregues aos municípios participantes dos Grupos de Fiscalização Integrada (GFIs), da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), vinculada à Semil. As cidades beneficiadas são Arujá, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cotia, Diadema, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Guarulhos, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Nazaré Paulista, Paraibuna, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santo André, São Bernardo do Campo, São Lourenço da Serra e Suzano. A cidade de São Paulo receberá três veículos e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), seis.
Desde o início de 2023, as equipes de proteção aos mananciais vêm recebendo uma série de investimentos em equipamentos, chegando a R$ 6,5 milhões. Além dos 32 veículos, foram entregues 35 computadores, 70 tablets e 35 drones.