Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, visitaram as obras da futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prudente, na zona leste da capital, que tem investimento de R$ 16 milhões.
O prefeito da cidade falou um pouco sobre os atendimentos oferecidos na unidade: “Trata-se de uma UPA III, que conta com serviço odontológico 24 horas, um miniLab, um minilaboratório da própria unidade para otimizar os resultados dos exames e tornar o atendimento ainda mais rápido e completo, além de toda a infraestrutura e o Samu 24 horas. Ricardo Nunes prometeu entregar o equipamento em setembro.
O secretário Zamarco explicou que a UPA terá 27 leitos, ortopedista, cirurgião, clínico geral, pediatra e dentista. “A região não tinha nenhuma unidade 24 horas e agora a população terá esse serviço completo”.
A estrutura física será composta por sete consultórios médicos, um consultório odontológico, quatro salas de classificação de risco, uma sala de emergência com sete leitos, sendo dois de choque, uma sala de observação adulto com 15 leitos, uma sala de observação infantil com cinco leitos, sala de coleta de exames, sala de medicação, sala de inalação, sala de gesso e sutura, raio-X, eletrocardiograma (ECG), farmácia e serviço social.
Com uma equipe de 385 profissionais, entre especialistas em clínica médica, ortopedia, pediatria e odontologia, essa unidade vai abranger uma área com população de aproximadamente 500 mil pessoas e terá capacidade de realizar cerca de 13 mil atendimentos por mês.