O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma nesta quinta-feira (21) as discussões com ministros sobre um pacote de cortes de gastos para tentar equilibrar as contas públicas.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o texto com as medidas deve ser finalizado até sexta-feira (22). A definição sobre o pacote foi adiada devido à cúpula de líderes do G20 e à visita do presidente chinês, Xi Jinping, a Brasília.
O governo ainda não anunciou a data para divulgar o pacote, mas espera que as medidas envolvam cortes em áreas como educação, saúde, previdência e assistência social, além de mudanças na carreira militar para reduzir despesas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está elaborando um conjunto de medidas para manter a sustentabilidade fiscal e equilibrar as contas. A meta fiscal para 2024 e 2025 é de déficit zero, ou seja, equilibrar receitas e despesas. O plano também prevê que algumas despesas sejam corrigidas conforme as regras do novo arcabouço fiscal, que estabelece limites para os gastos públicos.