O Fórum de Turismo Instância de Governança Regional (IGR) do Grande ABC, coordenado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e integrado por representantes das prefeituras, sociedade civil e associações do setor, realizou nesta quinta-feira (14) o balanço de 2024. Durante a reunião na sede do Consórcio, foram discutidas metas para fortalecer o turismo em 2025, com foco em novos projetos e roteiros regionais.
Neste ano, a IGR mapeou 260 atrativos turísticos no Grande ABC, dos quais 56 foram identificados como potenciais de interesse regional. Também foram estruturados roteiros temáticos, como artesanato, gastronomia, cicloturismo, turismo industrial e histórico-cultural. Além disso, o grupo entregou ao secretário estadual de Turismo um documento com demandas regionais para fortalecer o setor.
A IGR também deu início a visitas técnicas para avaliar rotas de cicloturismo e caminhadas, como o Caminho Turístico Passos do Padre Capra. Para 2025, o objetivo é inserir os municípios no Mapa Brasileiro do Turismo, desenvolver projetos regionais, criar um calendário de atividades e buscar parcerias para financiamento. “As realizações deste ano nos direcionam para ações e novas possibilidades de fomento no próximo ano”, destacou Daniela Flores Longato, presidente do Fórum.