Ação conjunta envolveu Exército, Marinha e Força Aérea em apoio ao Pantanal durante quatro meses
Em um ano desafiador para a região pantaneira, as Forças Armadas do Brasil, em operação conjunta, concluíram a Operação Pantanal II, que durou quatro meses e teve como objetivo o combate aos incêndios que devastaram mais de 2 milhões de hectares nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
notA ação, autorizada pelo Ministério da Defesa, contou com cerca de 900 militares e agentes diariamente, além de 8 aeronaves, 40 embarcações e 170 viaturas. A operação transportou 4,8 mil agentes e 150 toneladas de equipamentos, percorreu mais de 116 mil km e lançou 1,2 milhão de litros de água para conter as chamas.
Além do combate direto ao fogo, o apoio à fauna foi essencial, com resgate e tratamento de animais feridos, como uma anta encontrada com queimaduras. A Engenharia do Exército também atuou de maneira intensa no combate aos focos de incêndio em áreas críticas. Sob o comando do General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, a operação se destacou pela colaboração entre diferentes agências e Forças Armadas, mostrando a capacidade de resposta rápida e coordenada para a proteção do meio ambiente e da população pantaneira.