Nesta quarta-feira (13), os cães responsáveis por ataques a moradores e animais no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, foram retirados de seu tutor após o cumprimento de mandados de busca e apreensão. A ação foi realizada após decisão judicial e envolveu a Polícia Civil e equipes de Zoonoses, com os animais sendo levados para o Centro de Zoonoses da cidade.
O inquérito sobre os ataques, que haviam ocorrido desde 2021, foi instaurado para apurar o crime de lesão corporal, cometido por cães de grande porte. Os animais atacaram pelo menos quatro pessoas e outros animais no bairro, e o dono, Denis Rodrigues de Araújo, foi preso em flagrante por furto qualificado após a polícia descobrir irregularidades em sua residência, como ligações clandestinas de água e energia elétrica.
Os ataques, em que o proprietário soltava os cães durante a noite sem focinheira ou coleira, ganharam repercussão após a publicação de uma reportagem sobre um novo ataque que deixou um homem acamado. Entre os cães apreendidos, estão dois pitbulls e um animal misturado com labrador e rottweiler.