Caranhas protegidas estavam sendo vendidas em comércios do centro da cidade
Na tarde de terça-feira (12), a Polícia Militar Ambiental Marítima realizou uma operação de fiscalização ambiental nos comércios de pescado no centro de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Durante a ação, foram encontrados exemplares de caranha “Lutjanus Cyanopterus”, espécie considerada vulnerável e incluída na lista oficial de espécimes ameaçados de extinção.
Em um dos estabelecimentos fiscalizados, foi encontrado um exemplar da caranha exposto à venda. Em continuidade à vistoria, os policiais localizaram, no interior de uma van estacionada em frente ao comércio e pertencente a um dos sócios do estabelecimento, outros exemplares da mesma espécie, totalizando 297 quilos. Em um segundo comércio próximo, foram constatados mais exemplares da caranha, tanto expostos à venda quanto armazenados, somando 90 quilos.
Diante do flagrante, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental para cada responsável, nos valores de R$ 27.760,00 e R$ 9.200,00, respectivamente, pelo crime de “comercializar espécies provenientes da pesca proibida”. Os autuados terão de comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo para prestar esclarecimentos e poderão ser convocados pela autoridade judiciária.
No total, 11 exemplares da caranha foram apreendidos, totalizando 387 quilos. Os peixes apreendidos foram doados a entidades filantrópicas, como a Santa Casa, Lar Vicentino, Guarda Mirim e outras instituições, beneficiando centenas de pessoas carentes e em situação de risco, cumprindo assim o papel social da Polícia Militar Ambiental.
Denuncie: Litoral Norte: (12) 3842-0123
Litoral Centro: (13) 3453-7241
Litoral Sul: (13) 3853-5750