Os 27 finalistas do concurso de redação sobre mudanças climáticas promovido pelo Governo do Estado de São Paulo foram anunciados nesta segunda-feira (11). Os alunos, com idades entre 10 e 17 anos, representam escolas de várias cidades paulistas e foram selecionados entre 340 semifinalistas. O concurso, lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente, tem o objetivo de incentivar a conscientização sobre as mudanças climáticas, a redução de emissões de carbono e a preservação do planeta.
A competição, dividida em três categorias (Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), contou com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de 60 das 91 diretorias de ensino do estado. Os finalistas foram avaliados com base na originalidade, desenvolvimento do tema e qualidade da escrita. Os temas abordados nas redações incluíram mitigação e adaptação às mudanças climáticas, com títulos como “Desperdício de alimentos e o clima” e “Mudanças climáticas: a urgência de uma ação global”.
A premiação ocorrerá em 29 de novembro de 2024, com prêmios como leitores de livros digitais, tablets e notebooks. O resultado será divulgado no site das Secretarias de Meio Ambiente e Educação.