Atividades preparam população para a Conferência Municipal do Meio Ambiente em 1º de dezembro
A Prefeitura de São Sebastião inicia, nesta segunda-feira (11), uma série de atividades preparatórias para a Conferência Municipal do Meio Ambiente, que será realizada em 1º de dezembro. Serão promovidas cinco lives e sete pré-conferências em diferentes pontos do município, com o objetivo de envolver a comunidade nas discussões ambientais e na elaboração de propostas.
Pré-Conferências
As pré-conferências funcionam como versões reduzidas da conferência principal e ocorrerão nas seguintes datas e locais:
18/11 – E.M. Cynthia Cliquet Luciano – Enseada
20/11 – EMEI Chapeuzinho Vermelho – São Francisco
22/11 – E.M. Prof. Patrícia Viviani – Topolândia
25/11 – E.M. Profª Edileusa Brasil Soares de Souza – Maresias
26/11 – E.M. Prof. Antonio Luiz Monteiro – Boiçucanga
27/11 – E.M. Henrique Tavares de Jesus – Barra do Sahy
Para participar, os interessados devem se inscrever através dos links disponibilizados pela prefeitura para cada localidade.
Lives Temáticas
Além das pré-conferências, serão realizadas cinco lives nos canais oficiais da Prefeitura e da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), visando alcançar aqueles que não podem comparecer presencialmente. As transmissões contarão com especialistas em diversas áreas ambientais.
Cronograma das Lives:
11/11 às 19h – Tema: Adaptação para desastres: como prevenir e reduzir perdas e danos
Mediadora: Juliana Veiga
Convidados: Wilson Cabral (Especialista em Resiliência Climática e Sustentabilidade – ITA), Wagner Barroso (Defesa Civil de São Sebastião), Tenente Tiago Lourençon (Defesa Civil de São Paulo), Rui César Bueno (Superintendente da Sabesp Litoral Norte).
12/11 às 19h – Tema: Mitigação: como controlar o aquecimento global
Mediadora: Paulina Chamorro
Convidados: Carlos Nobre (Painel Científico para a Amazônia), Cristine Takuá (Educadora do povo Maxacali).
13/11 às 19h – Tema: Justiça Climática: como promover a equidade ambiental
Mediadora: Paulina Chamorro
Convidados: Leandro dos Santos Silva (União dos Atingidos/Vila Sahy), Evanildes dos Santos Andrade (Associação de Moradores da Vila Sahy), Sergio Hurtado (CRAS de São Sebastião), Thaynah Gutierrez Gomez (Rede de Adaptação Antirracista).
14/11 às 19h – Tema: Transformação Ecológica: como ter uma economia menos dependente do carbono
Mediador: Daniel Yung
Convidados: Carlos Papá Mirim Poty (Líder espiritual e cineasta), Silas Barsotti Barrozo (Casa da Agricultura de São Sebastião).
19/11 às 19h – Tema: Governança e Educação Ambiental: como estruturar governos e engajar a população
Mediadora: Juliana Veiga
Convidados: Flavio Queiroz (Secretário de Meio Ambiente de São Sebastião), Rachel Trajber (Cemaden Educação), Igor Ribeiro (Coopersuss).
Sobre a Conferência
Durante a Conferência Municipal, os participantes poderão apresentar propostas relacionadas aos cinco eixos temáticos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental.
Qualquer pessoa brasileira maior de 16 anos pode participar e votar nos delegados. Cada município poderá levantar até dez propostas, que serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e debatidas nas conferências estaduais.
Benefícios da Participação
A participação nas conferências municipais oferece:
Acesso a conhecimento e inovação: Capacitação de gestores e técnicos em gestão ambiental.
Fortalecimento da governança ambiental local: Envolvimento de diversos setores na construção de políticas públicas mais abrangentes.
Influência em políticas estaduais e nacionais: Possibilidade de que ideias locais impactem decisões em escalas maiores.
Para mais informações sobre como participar e organizar uma conferência municipal de meio ambiente, acesse o site oficial da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: www.gov.br/cnma.