Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Play Tour

Brasília

Interior

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » SÃO PAULO: REABERTURA DE CAFÉ É MAIS UM RESULTADO DOS INCENTIVOS DA PREFEITURA NO CENTRO 

SÃO PAULO: REABERTURA DE CAFÉ É MAIS UM RESULTADO DOS INCENTIVOS DA PREFEITURA NO CENTRO 

As ações de incentivos fiscais, habitacionais, de segurança e de requalificações que a Prefeitura de São Paulo criou e vem colocando em prática desde 2022 estão reconfigurando o Centro da cidade, que tem atraído mais empresas, moradores, turistas e baladeiros. 

(ESCUTE AQUI)

Na esteira dessa retomada, o tradicional Café Girondino, fechado desde junho, foi reinaugurado nesta quinta-feira, 7, dando mais um impulso a esta região tão importante da cidade. “É uma vitória para o Centro de São Paulo, que está pulsante”, definiu o prefeito Ricardo Nunes. “É muito importante que a gente tenha os empreendedores acreditando e confiando nesse processo de recuperação do nosso Centro”, apontou o prefeito, destacando que a região central está segura e recebendo um grande investimento com o apoio do setor privado.   

Por meio de incentivos fiscais, como redução ou isenção de impostos, melhoria na limpeza, segurança e zeladoria, por exemplo, a região central de São Paulo atraiu mais de 21 mil novas empresas em 2023, um crescimento de 17% em relação aos quase 18 mil novos negócios em 2022. Na comparação com 2020, o salto é de 74%. Entre 2021 e maio de 2024, mais de 64 mil empresas foram abertas na região – 7 mil delas apenas no distrito da Sé, sendo que 2.218 empresas se concentraram em abrir as portas em 2023. 

“Nos meus 45 anos como empresário da região é a primeira vez que eu vejo o Centro seguro de forma consistente. São várias ações ao mesmo tempo, não é uma maquiagem”, disse o proprietário do Café do Girondino, Alvaro Aoas. “A região hoje é um dos locais mais seguros de São Paulo, pois hoje se tem o policiamento 24 horas na rua, toda a parte de semáforos reformada, além das ruas, calçadas e a iluminação reforçada”, ressaltou ele. 

Retomada 

O secretário municipal da Casa Civil, Fabricio Cobra, também coordenador do comitê intersecretarial Todos Pelo Centro, destacou que a região enfrenta há décadas o deslocamento do seu eixo comercial para outras regiões da cidade. “O prefeito em 2022, assim que a gente saiu da pandemia, fez um grande planejamento dividido em vários eixos (para recuperar a região)”, explicou Cobra.  

De acordo com o secretário, no “eixo da habitação”, a proposta é de trazer 220 mil pessoas para a região central, por meio de vários projetos de lei de incentivo às habitações na região, como o PIU Central (Plano de Intervenção Urbana do Centro), que dá benefícios para a construção, além do retrofit, que reforma e reutiliza prédios ociosos. “São várias ações que já trouxeram nos últimos 3 anos, 30 mil, 40 mil unidades licenciadas no Centro, 1.500 unidades de retrofit. A gente acredita que nos próximos anos isso vai aumentar, principalmente pelas revisões dessas leis”, acrescentou o secretário.

Share