A formação de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico trará instabilidade climática ao Centro-Oeste e Sudeste do Brasil a partir desta sexta-feira (8).
O fenômeno, associado a uma frente fria, causará fortes chuvas e rajadas de vento de até 70 km/h. Os estados mais afetados serão Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, parte de Minas Gerais (especialmente o Triângulo Mineiro) e Rio de Janeiro, com risco de temporais isolados e possíveis alagamentos, como em São Paulo, que já enfrenta inundações.
No sábado (9), o ciclone se afastará do Brasil, reduzindo a intensidade das chuvas. No entanto, pancadas de chuva ainda são esperadas em algumas áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, enquanto em São Paulo e Mato Grosso do Sul a instabilidade diminuirá.
Já no domingo (10), o ciclone extratropical estará longe do Brasil sobre o Atlântico. A frente fria associada também estará mais distante, deslocando-se para o Norte. A previsão é que o fenômeno chegue em áreas do Norte do estado de Minas Gerais e do Sul da Bahia, o que deve reforçar a instabilidade nas áreas.