Mais de mil fuzileiros navais e militares de 13 nações amigas concluíram exercícios conjuntos no ‘Mar de Minas’
A Marinha do Brasil encerrou a Operação “Furnas 2024”, que contou com a participação de mais de mil fuzileiros navais e observadores militares de 13 nações amigas. Realizada na região conhecida como “Mar de Minas”, em São José da Barra (MG), a operação teve início em 16 de outubro e visou aprimorar a interoperabilidade e o treinamento conjunto em operações ribeirinhas, cooperação interagências e manutenção do nível três de prontidão para missões de paz da ONU.
As nações participantes incluíram Alemanha, Argentina, Camarões, China, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Itália, México, Nigéria, Países Baixos e Peru. Durante a operação, foram realizados exercícios como assalto anfíbio com Carros Lagarta Anfíbio, infiltrações noturnas, técnicas de rapel a partir de helicópteros UH-15 Super Cougar e outras atividades que fortaleceram a capacidade operacional das forças envolvidas.
A conclusão bem-sucedida da Operação “Furnas 2024” demonstra o compromisso do Brasil com a cooperação internacional e a segurança regional.