A secretária de Segurança Pública de Santos, Raquel Gallinati, que também é delegada de polícia, criticou, em vídeo nas redes sociais, a candidata a prefeita Rosana Valle (PL), que disputa o segundo turno com o atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), por, segundo ela, espalhar informações inverídicas sobre o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM).
“Movidos pelo desespero de conquistar votos, alguns políticos cometem erros. Como secretária e delegada, tenho que alertar a população de Santos sobre propostas que não se sustentam”, disse Raquel. “Atribuir ao município a responsabilidade exclusiva é um erro. É um dever do Estado, por meio da Polícia Civil e Militar. E o município atua de forma complementar, com a GCM”, explicou.
Ela também rebateu a fala de Rosana, sobre a não retirada à força das pessoas em situação de rua em Santos. “A abordagem policial só pode ocorrer com suspeita de crime ou mandado. Ser morador de rua não é crime e a função de segurança pública é proteger e não perseguir os pobres e vulneráveis da cidade.”