Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Play Tour

Brasília

COMPARTILHE COM:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Notícias da Guardiã » LITORAL NORTE – ILHABELA SOFRE COM FALTA DE ÁGUA E SABESP PEDE USO CONSCIENTE PARA NÃO PREJUDICAR ABASTECIMENTO

LITORAL NORTE – ILHABELA SOFRE COM FALTA DE ÁGUA E SABESP PEDE USO CONSCIENTE PARA NÃO PREJUDICAR ABASTECIMENTO

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp, afirma que todos os sistemas que atendem o litoral norte estão operando em capacidade máxima para assegurar o fornecimento de água. Economia e uso consciente é fundamental por parte dos moradores. Em Ilhabela, na tradicional Cachoeira da Água Branca, o local está ‘quase seco’ nesta quinta-feira, 12 de setembro. O espaço natural é um dos principais pontos turísticas da cidade.

Uma das cidades mais procuradas para o turismo, Ilhabela, no litoral norte paulista, está sofrendo com a falta de água. Nesta quinta-feira, 12 de setembro, a maioria dos moradores ficaram sem água em suas torneiras. É a maior estiagem prolongada que afeta o Estado de São Paulo. Além de prejudicar os moradores, a falta de água afasta os turistas.

Na famosa Cachoeira Branca, um dos principais pontos turísticos de Ilhabela, o local estava ‘quase seco’ nesta quinta (12). A falta de chuva está castigando diversos municípios e, com isso, seus pontos turísticos naturais também sofrem com essa situação caótica.

Em função da estiagem, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, orienta a população de Ilhabela, e, também, dos demais municípios do litoral norte paulista.

“É importante evitar qualquer desperdício, contribuindo para garantir o abastecimento”, afirmou a Sabesp, que traz dicas de como o cidadão pode ajudar a não prejudicar o abastecimento de água (veja abaixo).

De acordo com a Companhia, todos os sistemas que atendem Ilha Bela, Caraguatatuba e São Sebastião e estão operando em capacidade máxima para assegurar o fornecimento de água. A Sabesp monitora continuamente a vazão das captações e busca alternativas para aumentar a disponibilidade hídrica durante esse período de estiagem.

PÉSSIMAS CONDIÇÕES – Segundo o IBGE, Ilhabela é a cidade de São Paulo com maior percentual de moradores vivendo sem abastecimento adequado de água e esgoto (Censo 2022). O desperdício, com essa longa estiagem, pode prejudicar os moradores, que correm o risco de ficar sem água em suas torneiras por um período ainda maior.

“Apesar de todos os esforços, para garantir o fornecimento de água, é fundamental que a população colabore, adotando hábitos de consumo consciente. Atitudes simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes, tomar banhos rápidos, evitar o uso de mangueiras para lavar calçadas e evitar lavar veículos são essenciais para preservar a água”, orienta a Sabesp.

MELHORIAS – A Sabesp está investindo em diversas obras e ações para reforçar o abastecimento no Litoral Norte de São Paulo. Entre elas, construção de novos reservatórios de água, contratação de serviço de manutenção de captações e melhorias de ordem geral.

Para o município de Ilhabela, segundo a Companhia, um desses reservatórios de água terá capacidade para armazenar 2 milhões de litros.

Além disso, a Companhia realiza o monitoramento online dos níveis dos mananciais, remanejamento de redes de distribuição, instalação de válvulas redutoras de pressão e manutenções nos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água.

A Sabesp reforça a importância do consumo consciente e convida todos a adotarem medidas de economia de água, que coletivamente têm grande impacto.

TOP 4 DAS PRINCIPAIS DICAS:

1-Evite o uso de mangueiras (use vassoura e balde para limpar áreas externas);
2-Utilize a descarga com moderação (uma válvula acionada por seis segundos pode desperdiçar cerca de 12 litros de água);
3-Não use água corrente para descongelar alimentos;
4-Fique atento a possíveis vazamentos (são uma das principais causas de desperdício de água).

Da redação, com assessoria da Sabesp / Imagem do site da Sabesp