A cidade de Ribeirão Pires, distante a 40 km de São Paulo, registrou focos de incêndio em três locais diferentes neste domingo, 1º de setembro.
Segundo a Defesa Civil Municipal de Ribeirão Pires, os locais afetados estavam localizados em áreas de mata seca e o fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com informações da Prefeitura, a Estrada do Soma foi um dois endereços atingidos. Não foram registradas vítimas nas ocorrências.
Um dos casos aconteceu às margens da Estrada Valeriano Nardelli, no Soma. O incêndio de grandes proporções atingiu uma das tubulações Sabesp e, rapidamente, alastrou-se pela mata que cerca o local. Pelo menos cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para controlar o fogo, que só foi cessado no final da noite de domingo.
Esse foi o quarto caso de incêndio em tubulações da Sabesp na região em menos de um mês. Dois deles aconteceram em Rio Grande da Serra entre os dias 18 e 21 de agosto, ocasião em que a prefeitura municipal multou a companhia no valor de R$ 882.502,79, em razão dos riscos representados pelos dutos e os danos causados ao município.
Na Estância, o primeiro caso foi registrado no último dia 22 – também na região de Ouro Fino. Há suspeitas de que as queimadas registradas em ambas as cidades tenham motivações criminosas, mas a Prefeitura não se manifestou sobre possíveis investigações.