Empresas foram vítimas de oferta de assessoria e compensações falsas.
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18/6), a Operação Crédito Pirata, em parceria com a Receita Federal, visando aprofundar investigações sobre crimes praticados por organização criminosa especializada no envio de declarações fraudulentas de compensação de débitos tributários à Receita Federal.
A investigação iniciou a partir da constatação de que uma empresa sediada em Hortolândia, interior do estado de São Paulo, teria se utilizado de créditos falsos para compensar débitos perante a Receita Federal.
DEVIARAM UM BILHÃO DE REAIS
A partir disso, apurou-se que a organização criminosa sob investigação foi responsável pelo envio de declarações indevidas de compensação de débitos, cujo total supera a quantia de um bilhão de reais.
Segundo o apurado até o momento, empresas e empresários são vítimas dos integrantes da organização criminosa que se apresentam como consultores tributários, com conhecimento e capacidade de reduzir e zerar tributos.
MANDOS DE BUSCA EM VÁRIAS CIDADES
Na data da operação, 30 policiais federais e 17 servidores da Receita Federal cumpriram sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, em diversas cidades do estado de São Paulo: Osasco (3 mandados), Sorocaba, Campos do Jordão, Praia Grande e São Paulo, Capital. Além dos mandados, foi realizado o sequestro de R$ 90 milhões em bens e valores dos investigados.
Os investigados responderão pelos crimes de sonegação tributária, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Fonte, Foto e Vídeo: Assessoria de comunicação da Polícia Federal.
Texto editado: Marcos Savoy.
Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K