Rádio Tour
COMPARTILHE COM:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » 32 ANOS DE SÁUDE BUCAL É COMEMORADO EM DIADEMA

32 ANOS DE SÁUDE BUCAL É COMEMORADO EM DIADEMA

Para comemorar os 32 anos de municipalização da Política de Saúde Bucal, a Prefeitura de Diadema está realizando o VI Seminário de Saúde Bucal de Diadema – Experiências Inovadoras. O evento teve início nesta quarta-feira (23), no auditório do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, com a apresentação de experiências positivas na área de odontologia das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e continua amanhã quinta-feira (24).

Cada Unidade teve 10 minutos para apresentação oral. Para a dentista Emília da Silva Bezerra, da UBS Canhema, compartilhar o trabalho desenvolvido pode melhorar o atendimento de toda a rede. “É importante ter esse momento de troca de experiências porque outra Unidade pode achar interessante, no contexto do território dela, e reproduzir”, afirma. “A Educação em Saúde é uma ferramenta multiprofissional de prevenção e é preciso pensar na realidade local. Além disso, quanto mais envolvermos os pacientes nas atividades, o resultado será melhor. Nosso trabalho foi voltado a crianças e adolescentes de 11 a 13 anos”, enfatizou. Das 27 crianças convocadas para a ação, 17 aderiram. Dessas, a média da presença de placa bacteriana era de 58,6% dos dentes. Ao final de quatro semanas, esse índice caiu para 29%.

As três melhores iniciativas serão premiadas no segundo dia (24/10) do seminário. A programação ainda prevê a palestra “A evolução das políticas públicas de Saúde Bucal”, com o diretor do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, além da apresentação do coral Humaniza Som, da Secretaria Municipal de Saúde, e dos avanços e resultados da política municipal na área.

A municipalização dos serviços de saúde bucal em Diadema teve início em 1987. Na época, as ações eram voltadas para o público infantil. O município conta com 64 equipes de Saúde Bucal inseridas no Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nas Unidades, os serviços oferecidos são restaurações, extrações de permanentes e dente de leite, remoção de tártaro e placa, endodontia de dentes de leite.

Neste ano, as políticas públicas na área de Saúde Bucal renderam a Diadema o segundo lugar na etapa estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019 para municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. Em 2018, a cidade conquistou o primeiro lugar na etapa estadual e o segundo lugar na fase nacional.